como obedecer a Deus
como obedecer a Deus

APRENDA A OBEDECER A DEUS

Pr. Jadai Silva de Souza

“E agora, ó Israel, que é que o SENHOR, o seu Deus, lhe pede, senão que tema o SENHOR, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao SENHOR, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma, e que obedeça aos mandamentos e aos decretos do SENHOR, que hoje lhe dou para o seu próprio bem?”(Deuteronômio 10.12-13 NVI).

Introdução: Eu desejo que você seja desafiado mais uma vez pelo Espírito Santo à caminhar rumo à obediência. Deus tem um desejo muito objetivo e este texto básico do mês é claro em declarar que Ele quer que nós o temamos, andemos em sua presença, sirvamos com alegria e obedeçamos os seus mandamentos. Como é que alguém aprende a obedecer a Deus?

1 – Aprendemos a Obedecer a Deus Ouvindo a Palavra do Senhor.

“Ouça e obedeça, ó Israel! Assim tudo lhe irá bem e você será muito numeroso numa terra onde manam leite e mel, como lhe prometeu o SENHOR, o Deus dos seus antepassados”(Deuteronômio 6.3 NVI).

Eu gostaria muito de afirmar que ouvir é sinônimo de obedecer, mas lamentavelmente nem sempre obedecemos às ordens que ouvimos. Que digam os nossos pais que nos criaram. Embora não seja sinônimo de obediência o ouvir é o primeiro passo que podemos dar rumo à obediência.

a) O ato de ouvir a Palavra do Senhor é uma demonstração de sabedoria. Quando nos dispomos a ouvir a Bíblia revelamos uma atitude sábia e com certeza colheremos bons frutos. Quanto mais a ouvimos mais sábios ela nos tornará. Por outro lado, recusar-se a ouvi-la é loucura e com certeza acumulará prejuízos.

b) O ato de ouvir a Palavra do Senhor é uma postura de humildade. Uma boa atitude para ouvirmos o Senhor é a humildade em admitir que não sabemos tudo e que nossa vida precisa melhorar. Se o seu coração se apresenta humilde diante do Senhor o Espírito Santo lhe dará entendimento e você terá prazer e condições de obedecer a Deus.

c) O ato de ouvir a Palavra do Senhor é o segredo de uma vida segura. A experiência cotidiana revela que os obedientes vivem mais do que os desobedientes. Deus nos ensina através da Bíblia que os que dão ouvidos às suas palavras viverão. Sua vida vai ganhando em qualidade e segurança à medida que você ouve os ricos conselhos do Senhor.

d) O ato de ouvir a Palavra do Senhor nos dá recompensas. A maior recompensa que temos é a satisfação que causamos no Senhor por ouvirmos sua doce e suave voz. Mesmo quando mostra os nossos erros e nos adverte é porque nos ama e quer corrigir os nossos passos. Como é bom ter um Pai amoroso que nos orienta!

2 – Aprendemos a Obedecer a Deus Seguindo Suas Ordens sem Questionar.

“Obedeça ao SENHOR, o seu Deus, e siga os seus mandamentos e decretos que hoje lhe dou”(Deuteronômio 27.10 NVI).

Nossa geração não é muito afeita a obedecer ordens e sabemos muito bem que uma luta interior é travada já que a nossa vontade insiste em querer prevalecer. O Senhor diz que só aprendemos a obedecer à medida que não questionamos suas ordens. Como eu posso obedecer a Deus tão prontamente assim?

a) Para seguir as ordens de Deus sem perguntas ou questões precisamos confiar em Deus. A confiança no Senhor fará toda a diferença, pois se verdadeiramente acreditarmos nEle não existe razão para a desobediência. Obediência é sinônimo de confiança e quanto mais nós confiamos no Senhor, mais rápida e alegremente o obedecemos!

b) Para seguir as ordens de Deus sem perguntas ou questões precisamos respeitar o Senhor. O respeito pela pessoa do Senhor fará toda a diferença, pois se verdadeiramente o tememos não existe motivo para a desobediência. A obediência é sinônimo de respeito à autoridade do Senhor. Aqui se aplica o ditado popular que diz: “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.

c) Para seguir as ordens de Deus sem perguntas ou questões precisamos entender o Senhor. O entendimento claro da vontade do Senhor nos impulsiona a cumprirmos com rapidez e eficiência o que Ele nos pede. Embora sejam exceções há casos em que a desobediência se dá pela má compreensão daquilo que o Senhor exige em sua Palavra.

d) Para seguir as ordens de Deus sem perguntas ou questões precisamos amar o Senhor. O amor ao Senhor nos ajudará a obedecer a Deus em todo o tempo e sob qualquer circunstancia. Quando amamos verdadeiramente ao Senhor desejamos agradá-lo e não medimos esforços para fazê-lo sorrir. Seu eu amo logo obedeço!

3 – Aprendemos a Obedecer a Deus Quando Somos Tratados com Bondade.

“Trata com bondade o teu servo para que eu viva e obedeça à tua palavra”(Salmo 119.17 NVI).

Há pessoas que impõe sua vontade pela força e por meio de atos maldosos. O nosso Deus não é assim e sua bondade tem sido um grande estímulo para que nós o obedeçamos. Você é inteligente e sabe que quanto mais obedientes formos mais o Senhor nos tratará com bondade. Nunca duvide da bondade do Senhor e nem deixe de obedecer a Deus! Por que?

a) Porque a bondade do Senhor é marca do seu caráter e natureza. Mais do que um momento em sua existência a bondade faz parte da pessoa de Deus. Ele não se torna bonzinho quando e porque o obedecemos. A Bíblia afirma que Ele é bondoso e misericordioso. Isso é grandioso e deve nos estimular a obedecer a Deus sempre!

b) Porque a bondade do Senhor caracteriza tudo o que Ele faz. Os seus atos são provas e evidências de sua natureza bondosa. Mesmo quando Ele precisa disciplinar e fazer justiça sua bondade tempera seus julgamentos. Isso é maravilhoso e nem sempre compreendemos plenamente.

c) Porque a bondade do Senhor envolve as vidas dos seus servos. Quando estamos trilhando o caminho da obediência nos sentimos como o salmista que disse: “Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida”. Há melhor companhia do que estas que o Senhor coloca a nossa disposição?

d) Porque a bondade do Senhor nos estimula à obediência. Porque Ele é bom eu sou estimulado a obedecer suas ordens, leis e mandamentos. Porque Ele é bom eu sou perdoado quando falho em obedecer e seu amor me atrai para a vida de obediência. Louvado seja o Senhor!

4 – Aprendemos a Obedecer a Deus Quando Recebemos Entendimento.

“Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração”(Salmo 119.34 NVI).

Quando falo em entendimento penso na capacidade de ter bom discernimento entre o certo e o errado. Penso também na capacidade de ler e compreender os significados, as interpretações e aplicações das ordens que Deus quer que eu obedeça. Como se atinge esse entendimento?

a) O entendimento está disponível em Deus para aqueles que pedem. Todos aqueles que precisam de entendimento devem pedir a Deus em oração. É a oração que Deus tem mais prazer ao responder. Você tem feito essa oração quantas vezes por dia? Quantas vezes eu devo orar pedindo entendimento? Sempre que necessário!

b) O entendimento está disponível na Palavra para aqueles que a estudam. Todos aqueles que precisam de entendimento devem estudar a Bíblia. Nela encontramos as lições mais importantes para a nossa vida. Ela nos ajuda a compreender a vontade do Pai e nos capacita a vivermos uma vida obediente e feliz.

c) O entendimento está disponível na pessoa e obra do Espírito Santo. Todos aqueles que precisam de entendimento devem pedir ao Espírito Santo o dom de sabedoria ou discernimento. Deus através do Espírito Santo capacita os seus servos para serem mais eficientes através da igreja local onde também podemos praticar a obediência ao Senhor.

d) O entendimento nos torna disponíveis para obedecermos a Deus de todo coração. Uma vez abençoados no entendimento pela oração, pela leitura da Bíblia e com a ajuda do Espírito Santo, com certeza nós poderemos nos dedicar ao Senhor de todo coração. Esta é a obediência que o alegra feita com o coração e não por obrigação.

5 – Aprendemos a Obedecer a Deus Quando Somos Resgatados da Opressão.

“Resgata-me da opressão dos homens, para que eu obedeça aos teus preceitos”(Salmo 119.134 NVI).

A experiência de termos sido resgatados das garras do maligno e liberto das conseqüências do pecado gera em nós uma dívida de gratidão com o Senhor. De cara sabemos que não existe preço que pague o que Ele fez por nós e por isso devemos consagrar a Ele às nossas vidas!

a) A operação resgate de Deus nos livra da opressão do Maligno. Um opressor que nos obrigava a fazermos o que não queríamos nem gostávamos. Satanás nos tinha em suas mãos por causa de nossa natureza pecaminosa e com certeza sabia explorar isso muito bem para nos fazer sofrer. Graças a Deus Jesus veio a este mundo destruir as obras do Maligno.

b) A operação resgate de Deus nos livra da opressão dos nossos pecados. Não bastassem as investidas do maligno nossa própria natureza pecaminosa nos colocava em choque direto e intenso contra a vontade de Deus. Quantas vezes pecamos e magoamos o Senhor nosso Deus? Não havia prazer nisto. Ainda bem que o Senhor nos livrou!

c) A operação resgate de Deus nos livra da opressão dos homens maus. Ainda existe muita gente refém do inimigo, e dominada por seus pecados e que além de sofrer traze sofrimentos para outras pessoas. Também destes o Senhor tem providenciado o livramento e nós devemos ser gratos a Deus!

d) A operação resgate de Deus nos dá condições de obedecer os preceitos. Só os que já foram resgatados do maligno, dos pecados pessoais, e das pessoas más é que podem obedecer com liberdade os mandamentos de Deus. Na realidade Ele nos trouxe para uma vida livre a fim de sejamos aptos para obedecer sua vontade.

6 – Aprendemos a Obedecer a Deus Quando Queremos Entrar na Vida Eterna.

“Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”(Mateus 19.17 NVI).

A vida eterna tem um poder de atração muito forte nas pessoas. Quando nos aproximamos de Jesus Ele aponta para o caminho da obediência como o caminho que conduz à vida eterna. Se você quer desfrutar da presença divina por toda eternidade na companhia dos anjos e dos salvos tem que aprender a obedecer.

a) Para entrar na Vida Eterna você precisa arrepender-se dos seus pecados. Uma das palavras na Bíblia para descrever pecado é desobediência. Toda desobediência é pecado. E todo pecado parte do princípio que alguém desobedeceu a Deus. E se você deseja aprender o caminho da obediência tem que praticar o arrependimento.

b) Para entrar na Vida Eterna você precisa crer em Jesus como Salvador. Uma pessoa que conhece a Jesus tem a oportunidade de ouro para aprender a respeito de obediência já que Ele é o caminho, a verdade e a vida. Se você tem esse desejo não deixe a oportunidade passar.

c) Para entrar na Vida Eterna você precisa nascer de novo. Quando falo em novo nascimento penso na obra milagrosa que Deus realizou através do Espírito Santo onde temos a oportunidade de reescrever nossa história. Os nossos pecados são perdoados e uma nova vida Deus vai construir à medida que lhe obedecemos.

d) Para entrar na Vida Eterna você precisa obedecer os mandamentos de Deus. Quantos há que reconhecem que Jesus é um bom mestre mas que não estão dispostos a obedecer a suas ordens? Você é alguém que está disposto a obedecer a Jesus? Se você deseja ser salvo da condenação do pecado e viver uma vida debaixo da bênção de Deus tem que obedecer a Palavra de Deus.